terça-feira, setembro 21, 2010

Verdades e Mitos ... IV

   Olá!!!

Por fim, será o último "Verdades e Mitos"....
Hoje será baseado na nossa Imagem...

imagem do google
   1. "É verdade que para absorver a vitamina D é preciso apanhar banhos de sol?
       Não é bem assim. Saiba que a vitaminha D3 está nos óleos de fígado do peixe e na gema do ovo e a vitamina D2 tem origem vegetal. Só que não basta ingeri-las, uma vez que o organismos não consegue absorvê-las. É preciso que o sol, através dos raios ultravioletas incida na pele, transforme a vitamina e active as suas moléculas. Basta apanhar 5 minutos de sol três vezes or semana.

   2. Posso usar corrector para disfarçar as borbulhas?
       Por ser um cosmético denso e oleoso, o feitiço vira-se contra a feiticeira. Em vez de disfarçar a borbulha, acaba por evidenciá-la, além de piorar o estado da sua pele. O melhor é aplicar um produto próprio para secar as borbulhas e por cima aplicar a base que costuma utilizar.

   3. Como ter poros mais pequenos?
       Um adstringente ou água gelada não são capazes de fechar os poros. Causam só uma contracção tempórária. O seu tamanho está genéticamente determinado e nada os reduz definitivamente. Para alterar o seu calibre, tem de diminuir a secreção sebácea, usando cremes á base de ácidos glicólicos, salicílico, retinóico e vitamina C.

   4. O autobronzeador faz mal à saúde?
       Mentira. Apenas age na epiderme ( a primeira camada da pele), como se fosse uma tinta. Não causa qualquer lesão.

   5. Sinais salientes ou peludos podem transformar-se em tumores?
       Em geral, os perigosos são planos e muito pretos (ou com distribuição irregular do pigmento), têm bordas disformes e medem mais do que 0,6 mm. Os simais com pêlos não são, na maioria dos casos, cancerígenos. De qualque modo, a avaliação só pode ser feita por um médico.

   6. O soro fisiológico hidrata o rosto?
       A mistura de água e sal é óptima para limpar as lentes de contacto, mas péssima para a pele. Pode fazer com que a pele seque pela acção do sal.

   7. Beber muita água hidrata a pele?
       A água é essencial ao bom funcionamento do organismo. Mas sozinha não garante a hidratação da pele.

   8. Os saltos altos podem causar varizes?
       Não se pode dizer que é a causa, mas pode levar ao aparecimento de varizes para quem tem predisposição para o problema ou agravar as já existentes. Os saltos altos forçam a musculatura das pernas, atrapalhando os músculos na tarefa de impulsionar o sangue em direcção ao coração.

   9. Comer gelatina evita a flacidez?
       Não foi provado. O ideal é adoptar uma rotina de exercicios físicos ( para fortalecer os músculos) e uma dieta rica em proteínas, pois os músculos precisam delas para a sustentação.

   10. O sol melhora e disfarça a acne?
         De imediato, os raios ultravioletas secam a epiderme e melhoram o aspecto da acne. Porém, o resultado posterior agrava as borbulhas, que ficam mais inflamadas e evidentes, porque o calor activa as glãndulas sebáceas. O conselho dos especialistas é apanhar sol fraco, antes das 10h , sempre com protector solar.

   11. A pele oleosa envelhece menos do quea seca?
         A oleosidade protege contra a perda de água pela epiderme. Este tipo de pele tem, de facto, uma protecção natural, ao passo que a seca precisa de hidratação permanente. Porém, enquanto a seca está mais sujeita ao aparecimento de rugas, a oleosa é mais propensa à flacidez, que também é um sinal de envelhecimento.

   12. É  obrigatório usar creme hidratante diariamente?
         Deve prevalecer o bom senso: se uma pele oleosa não apresenta sinais de desidratação, não deve usar o creme hidratante todos os dias. O que é obrigatório é o uso do protector solar.

   13. O óleo de amêndoas doces evita as estrias?
         O óleo não é infalível. Lubrifica apenas a camada superficial da pele e o rompimento das fibras eláscticas (o que causa as estrias) ocorre na segunda camada. O que funciona, de facto, para dar boas condições á fibras de sustentação é manter uma dieta rica em proteínas."

   Todas estas questões foram retiradas da revista Telenovelas...

   Bem, até amanhã...

Sem comentários:

Enviar um comentário